top of page

Mostra com obras lúdicas promove interação com o público infantil

GLOBO 13/10/2022

Aline Melo


Além de tocar as obras, as crianças podem usar as peças expostas como pontos de partida para suas brincadeiras


Criança pequena interage com a escultura Onda de Sara Rosenberg Gabriel Melhado / MCB / Divulgação

O Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, inaugura a exposição Esculturas Lúdicas – Sara Rosenbergad , com curadoria da crítica de design Adélia de Barros. Concebida especialmente para o mês das crianças, a mostra propõe uma nova forma de interação com as obras, a partir da experimentação. Além de tocá-las, as crianças podem usar as peças expostas como pontos de partida para suas brincadeiras.


Diversas obras orgânicas e coloridas de Sara Rosenberg foram distribuídas pelo Jardim do Solar, em meio ao gramado. Já as salas expositivas internas oferecem um território de brincar coberto e apresentam os processos criativos da artista e sua trajetória profissional, com destaque para a sua atuação como designer de produtos, em parceria com a irmã Anete Ring.

Crianças interagem com a escultura "Cobrinha" no Lar das Crianças —

Foto: Gabriel Melhado / MCB / Divulgação


Na visão da artista, a exposição traz as esculturas fora do pedestal, deixando-as mais próximas das crianças e também dos pais. “As esculturas lúdicas, por seu caráter aberto e interativo, propiciam experiências estéticas e imaginativas, convidando as crianças para um brincar mais criativo, um mergulho, um trampolim de sensações que ajudam a estabelecer um pertencimento no aqui e no agora”, comenta Sara.


A mostra vai de encontro à missão do MCB em oferecer mais espaços de convivência, arte e brincar. “Construídas com fibras de vidro, as esculturas são feitas para serem usadas igualmente por crianças com ou sem necessidades especiais. Como elas só se completam no movimento dos corpos sobre e através delas, estão disponíveis para – mais do que o toque – o livre uso”, afirma Adélia Borges.

Sara Rosemberg junto a suas esculturas em sua oficina

Foto: Gabriel Melhado / MCB / Divulgação


Serviço

Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, quando permanece até 22h

Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, SP

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)

Sexta-feira, entrada gratuita


bottom of page